Monday 5 March 2018

Opções de ações de tributação suécia


O melhor guia para opções de ações em startups suecas.


Este é um guia sobre como configurar um esquema de incentivos para funcionários que usam warrants (sueco: teckningsoptioner) em empresas suecas limitadas (aktiebolag).


Primeiro, um resumo lhe dará uma visão geral de todo o processo e destacará alguns erros comuns. Em seguida, diferentes tipos de programas de incentivo a funcionários serão discutidos, seguidos por um aprofundamento sobre como funcionam as opções de ações suecas e como configurar um pool de opções. Finalmente, você será guiado por um processo passo a passo: como implementar um esquema de opções.


Atualização em 18 de outubro de 2017: A partir de 1º de janeiro de 2018, novas regras fiscais para opções de ações em pequenas startups provavelmente serão aplicadas na Suécia. Isso torna mais favorável o uso do que é referido como "personaloptioner" # 8221; abaixo. Leia mais em DI Digital. Este post será atualizado se e quando a decisão final for tomada no parlamento. Por enquanto, é o suficiente para entender que pode valer a pena esperar com a emissão de novas opções de ações até o próximo ano.


Atualização 19 de janeiro de 2018: Estou trabalhando para obter novos modelos para as novas regras de opção, mas isso levará algum tempo. Espero poder compartilhar algo mais tarde nesta primavera. O maior desafio é que ninguém parece saber como implementar os novos regulamentos em um contrato ainda. Se você puder ajudar, por favor me mande um e-mail. Este guia e os documentos publicados aqui ainda podem ser usados ​​para warrants, mas não tire proveito dos isentos de impostos para certas empresas em novas leis.


Isenção de responsabilidade: Este site e os documentos que podem ser baixados aqui contêm informações gerais, que não são conselhos, e não devem ser tratados como tal. A informação é fornecida & # 8220; como é & # 8221; sem quaisquer representações ou garantias, expressas ou implícitas.


A melhor maneira de criar um esquema de incentivo baseado em ações em startups suecas é tipicamente usando warrants, que são uma espécie de opções de ações. Basicamente, a empresa emite novos warrants para os funcionários, que compram os warrants pelo valor de mercado (por razões fiscais, veja abaixo). Os mandados concedem a cada funcionário um direito, mas não uma obrigação, de comprar ações a um preço fixo (o "preço de exercício") em uma data posterior, portanto, se a empresa estiver indo bem, os mandados podem se tornar bastante valiosos.


O prémio pago pelos empregados quando da compra de warrants depende de muitas coisas, e. avaliação atual da empresa, preço de exercício e prazo até o vencimento, ou seja, quanto tempo é necessário para que os bônus possam ser convertidos em ações. O prêmio é tipicamente de 5 a 20% do preço atual da ação. Em outras palavras: os funcionários pagam uma pequena taxa hoje e adquirem o direito de comprar ações a um preço, esperançosamente favorável, em alguns anos. No entanto, a menos que a empresa tenha um bom desempenho, os mandados se tornam inúteis.


Se um funcionário se demitir mais cedo do que o esperado, a empresa geralmente pode exigir que ele venda parte dos mandados de volta à empresa. Isto é conseguido através de um chamado esquema de aquisição, pelo qual o empregado ganha gradualmente o direito de reter mais e mais mandados.


Ao criar um esquema de justificativa, você precisa elaborar um contrato de garantia entre a empresa e cada funcionário, termos e condições gerais para os mandados e alguns outros documentos formais. Se tudo estiver configurado corretamente, o funcionário só terá que pagar impostos se e quando vender os bônus (ou as ações correspondentes) com lucro no futuro.


Por favor, tenha em mente que é bastante complicado criar um esquema de garantias sem qualquer risco fiscal. Implicações fiscais podem ser massivas se não forem feitas corretamente. Uma armadilha é se você não usa termos e avaliações de mercado. Mesmo se você fizer muito do trabalho com a configuração do seu esquema de mandado, consulte sempre o conselho jurídico, fiscal e financeiro antes de implementar o esquema. A diferença na tributação pode ser de 25% do imposto sobre ganhos de capital para os empregados, se feito corretamente e se as ações não se enquadram nas regras para empresas fechadas qualificadas (sueco: kvalificerade aktier i fåmansbolag), em comparação com 57% + 31% ( imposto de renda para os empregados mais contribuições previdenciárias para a empresa) em caso de erros.


Programas de Incentivo ao Empregado.


Você realmente precisa de um programa de incentivo para funcionários? Por quê? Você quer incentivar os funcionários a trabalhar mais? Para vender mais? Nesses casos, talvez seja melhor usar um programa de bônus padrão que ofereça incentivos de curto prazo para determinado comportamento.


Os programas de incentivo relacionados à propriedade exigem muito mais burocracia e custam mais em honorários de assessores jurídicos e financeiros para serem implementados, portanto, use com cautela. Existem, obviamente, várias razões pelas quais é uma boa idéia dar aos funcionários incentivos de longo prazo na empresa (por exemplo, cultura da empresa, interesses alinhados, situação competitiva, grande potencial de longo prazo etc.), mas há também desvantagens (papelada, impostos riscos, um pouco complicados, os funcionários podem perder dinheiro etc.). Este guia não irá discutir todos os prós e contras, mas assume que você decidiu implementar tal esquema ou que você está curioso sobre como ele funciona.


Existem três tipos principais de programas de incentivo relacionados à propriedade:


Ações. Deixe o funcionário comprar ações, seja de um dos acionistas existentes ou por meio de uma nova emissão de ações. Lembre-se de que a transação tem que estar em condições de mercado ou a agência fiscal vai lhe dar um tempo difícil. Se a avaliação da empresa é muito baixa, este é provavelmente o melhor programa de incentivo.


No total, mais barato para o empregado do que usar um mandado para comprar ações depois.


As ações devem ser pagas imediatamente, ou seja, um possível problema de liquidez. Se o preço da ação não subir, a perda poderá ser maior do que se estiver usando warrants. O empregado recebe direitos formais como acionista. Warrants (Sueco: teckningsoptioner, descrito em detalhes neste documento). Este é o esquema mais comum para empresas com investidores existentes ou futuros, e será descrito no restante deste guia. O empregado paga pelo direito de comprar ações em uma avaliação fixa em uma data posterior. Se a avaliação real da ação nessa data exceder a avaliação fixa, o funcionário presumivelmente exercerá o direito de comprar ações, lucrando (vendendo as ações) ou tornando-se acionista (a um custo reduzido).


Limpe a mesa de tampas. Pequeno investimento inicial (normalmente 10-20% do preço atual da ação). Empregado ainda recebe incentivos semelhantes como acionistas reais.


Se a avaliação de ações não aumentar conforme o esperado ao longo do tempo, todos os incentivos (e o investimento inicial) serão perdidos, o que não é o caso se o funcionário for um acionista. O funcionário precisa de dinheiro para pagar o mandado hoje e comprar ações posteriormente. Menos direitos do que para os acionistas, por exemplo sem dividendos, sem direito a voto, etc. Opções de empregados (sueco: personaloptioner). Esta alternativa é frequentemente evitada devido a implicações fiscais, tanto para a empresa como para o empregado. Em resumo: são considerados como benefício tributável, cujo valor será calculado no dia em que as opções forem exercidas e convertidas em ações. A diferença entre o preço de exercício e o preço de mercado naquele dia definirá o valor sobre o qual o empregado deve pagar imposto de renda e a empresa deve pagar contribuições de previdência social. Se a empresa está indo bem, isso pode causar um enorme problema de liquidez! No entanto, esse efeito negativo pode ser limitado e, em certos casos, isso pode até ser uma solução melhor do que as garantias. Se não tiver certeza, discuta isso com seu orientador.


Independentemente do tipo de programa escolhido, e não importa se é baseado em compartilhamento ou com base em bônus, nunca é uma boa ideia simplesmente copiar e colar o programa de incentivo de outra pessoa, pois pode não dar o mesmo resultado para seus funcionários.


Como funcionam os bônus.


Uma empresa pode emitir (ou seja, criar e vender) um mandado a um terceiro, e. Um empregado. O mandado normalmente dá ao detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar uma ação recém-emitida na empresa a um preço fixo ("preço de exercício") em uma data fixa de alguns anos no futuro ("data de vencimento").


Quando o mandado é vendido ao empregado, o funcionário deve pagar o preço de mercado do mandado (o “prêmio”) para evitar problemas fiscais. Se o preço pago pelo empregado for inferior ao valor de mercado, tanto a empresa como o empregado devem pagar impostos (contribuições sociais e imposto de renda, respectivamente) com base na diferença entre o preço pago e o valor de mercado.


O preço de mercado é calculado usando o modelo de Black-Scholes (explicado abaixo). O valor de um warrant flutua com o passar do tempo, e normalmente pode ser vendido a qualquer momento para outro terceiro, possivelmente sujeito a restrições de transferência, como direito de preferência. Isso significa que, se a empresa está indo muito bem, o funcionário pode, teoricamente, depois de alguns anos ganhar dinheiro vendendo os bônus, em vez de exercê-los, com o benefício de nunca ter de comprar as ações correspondentes.


O funcionário precisa pagar o prêmio para a empresa em dinheiro. Isso pode ser caro, dependendo dos termos de avaliação e garantia da empresa. Você pode ajudar o empregado pagando um salário extra, mas então você tem que pagar contribuições de segurança social e impostos de renda. De qualquer forma, se a empresa não crescer como planejado, o mandado pode se tornar inútil e o funcionário perderá o investimento inicial! Em termos fiscais, não há problema em vender o warrant a um preço mais alto do que o valor calculado usando o modelo Black-Scholes, mas como os funcionários geralmente não têm bolsos muito profundos, você quer manter o preço o mais baixo possível.


Na data de vencimento, o detentor da garantia pode decidir exercer o mandado. A empresa irá então emitir uma nova ação e vendê-la ao detentor da garantia no preço de exercício. Se o preço de exercício for maior do que o valor de mercado na data de expiração, o mandado é inútil (é “subaquático”). Pelo contrário, se o preço de exercício for menor do que o preço de mercado, a opção é considerada “no dinheiro”.


Os termos do mandado podem incluir certas limitações, por ex. um direito de primeira recusa que dá aos acionistas existentes o direito de comprar o mandado se o detentor da garantia quiser vendê-lo a terceiros. Os termos também podem incluir o chamado vesting, implementado de tal forma que, se o empregado se demitir logo após a aquisição dos warrants, alguns dos warrants (os warrants "não investidos") devem ser vendidos de volta à empresa por um preço muito baixo. O número de warrants que devem ser oferecidos à empresa para compra está diminuindo ao longo do tempo. Depois de alguns anos, todos os mandados são investidos.


Cuidado! Por favor, note que as informações contidas neste guia aplicam-se às companhias suecas limitadas que emitem warrants para sujeitos tributários suecos, isto é, uma pessoa que paga imposto de renda na Suécia. Os regulamentos podem ser diferentes se você estiver, por exemplo, emitindo warrants para um membro do conselho americano.


Pool de Opções.


Talvez você esteja planejando emitir mandados para futuros funcionários, não apenas os existentes. Talvez você já tenha ouvido falar de pools de opções. Infelizmente, as empresas suecas não podem criar facilmente um pool de warrants para vender aos funcionários mais tarde. Pergunte a si mesmo porque você precisa de uma piscina. Se é porque você não quer refazer toda a documentação em seis meses, é compreensível, mas infelizmente não há uma maneira simples de contornar isso.


Por outro lado, se você estiver discutindo com possíveis investidores e quiser incluir um pool de opções na rodada de financiamento, há uma solução. Ao comunicar a tabela de limite, simplesmente inclua um pool de opções virtual como se já estivessem convertidos em compartilhamentos. Este não é um pool real, é apenas uma maneira de comunicar a intenção. Ao fazer a documentação de investimento, lembre-se de distribuir as ações agrupadas em todos os outros acionistas.


Exemplo: suponha que você está levantando SEK 1,5M de investidores e que está buscando uma tabela de limite de investimento pós-investimento (incluindo o pool hipotético de opções), onde os fundadores possuem 60%, garantem 20% e 20% dos investidores. Então, ao executar este negócio, dividir o pool de opções 20% pro rata para os outros acionistas, ou seja, os fundadores terão 75% e os investidores terão 25%. Dessa forma, supondo que você emite os warrants algum tempo depois, os fundadores serão diluídos em até 60% e os investidores em 20%.


Observe também que a avaliação é diferente dependendo se você incluir o pool de opções ou não. No exemplo, os investidores obterão inicialmente 25% para SEK 1,5M (valorização pré-money de SEK 4,5M), mas após a diluição de warrants, serão detentores de 20% para SEK 1,5M (pré-money SEK 6M). Ao comunicar a avaliação, especifique se você está incluindo o pool de opções ("avaliação totalmente diluída", ou seja, assumindo que todos os bônus são emitidos e convertidos) ou não. Se estiver planejando um pool de opções, sempre inclua isso nas discussões.


Conjunto de Opções através da Subsidiária.


Como afirmado anteriormente neste texto, não há "maneira simples" de criar pools de opções. No entanto, isso não significa que seja um beco sem saída. Em resumo, você configura uma nova subsidiária (empresa filha) e emite mandados para ela. Você emitiu garantias reais e criou um pool de opções. Quando, mais tarde, você quiser transferir um warrant desse pool para um funcionário, você permite que o funcionário compre um warrant da subsidiária pelo valor de mercado (novamente, usando o modelo Black-Scholes, recalculado com novos parâmetros).


Isso não resolve o problema de o funcionário ter que pagar o preço de mercado pelo mandado, mas simplifica um pouco o processo, se você quiser que muitos funcionários em ocasiões diferentes comprem mandados, uma vez que não é necessária uma nova assembleia geral na matriz. Se considerar a implementação de tal pool de opções, consulte sempre os pareceres legais, fiscais e financeiros.


Implementando um esquema de garantia para funcionários.


Esta seção irá guiá-lo através das etapas para configurar um programa de incentivo usando warrants.


Passo um & # 8211; Prepare documentos.


Definir termos Lembre-se: sempre use termos e avaliações de mercado! Valor atual da ação. Você quer manter o valor baixo para reduzir o prêmio. A avaliação pós-dinheiro na última rodada de financiamento pode ser usada como um guia, mas não use cegamente esse valor. Por exemplo, se você está prestes a levantar mais dinheiro em breve (por exemplo, dentro de 6 meses) com uma avaliação mais alta, a agência tributária poderia argumentar que o valor da ação deveria ser maior do que na última rodada de financiamento. De qualquer forma, é crucial ter uma boa documentação sobre como você chegou à avaliação e à volatilidade (discutido abaixo). Essa documentação deve ser preparada (ou pelo menos aprovada) por um consultor financeiro com experiência nesse tipo de esquemas de garantias, talvez seu auditor ou consultor de uma empresa renomada. Data de validade. Quando o detentor do warrant terá a possibilidade de exercer o mandado? Isso depende de você decidir. Uma longa vida útil torna mais provável que o mandado esteja “no dinheiro” (valioso), mas também aumenta o prêmio. Para uma partida antecipada, a maioria das garantias tem uma duração de vários anos, mas depende muito da situação da empresa. O empregado não pode exercer os bônus de subscrição antes dessa data. No entanto, se a empresa fizer uma saída, os mandados podem ser exercidos antecipadamente. Preço de greve. Este é o preço da ação que o detentor da garantia tem que pagar se exercer o mandado, ou seja, comprar uma nova ação. Isso também depende de você, não é necessária nenhuma ajuda legal ou tributária. Você quer mantê-lo baixo para aumentar as chances do mandado estar no dinheiro, mas um preço de exercício mais baixo aumenta o prêmio, então tenha cuidado. Certifique-se de não definir um preço de exercício muito otimista, pois cria um alto risco de os bônus serem inúteis. Observe a diferença entre o preço da ação e a avaliação da empresa. Exemplo: Suponha que a avaliação hoje seja SEK 6M hoje para 1.000.000 de ações (SEK 6 / ação) e você aumenta uma rodada e se dilui emitindo 500.000 ações para a SEK 3M, alcançando um resultado posterior avaliação monetária de SEK 9M, aumentando a empresa para uma avaliação de SEK 12M. Neste caso, a avaliação da empresa dobrou, mas o preço da ação subiu apenas 33% para SEK 8 (12M / 1.500.000 = 8). Volatilidade do preço da ação. Este é um componente matemático ao calcular o prêmio, representando a rapidez com que o preço da ação de valor pode flutuar. Quanto menor a volatilidade, menor será o prêmio. Normalmente, a volatilidade pode ser de 25 a 35%, mas sempre consulte seu consultor financeiro. Interesse livre de risco. Esse também é um parâmetro que afeta o premium. Isso é tipicamente o mesmo que a taxa de juros de um título do governo (veja riksbank. se) com a mesma data de vencimento do mandado. Ao consultar seu consultor financeiro, solicite este número. Horário de vesting. Isso não afeta o prêmio, mas define o que acontece se o funcionário sair antes do esperado. Uma configuração típica faz com que o funcionário venda alguns mandados de volta à empresa ao sair (os mandados “não investidos”), quanto mais cedo, mais mandados devem ser vendidos de volta. Depois de algum tempo (por exemplo, 4 anos), todos os mandados podem ser mantidos (isto é, "investidos") mesmo que o empregado saia. O vesting poderia, por exemplo, fazer 1 / 48º do warrants vest todo mês, com um 1-year cliff, significando que os 12 primeiros meses não são garantidos, mas depois de 12 meses 25% são investidos. Exemplo: Se o funcionário sair após 11 meses, todos os mandados devem ser devolvidos. Se sair depois de 12 meses, 12/48 = 25% podem ser mantidos. Após 3,5 anos, 42/48 = 87,5% podem ser mantidos. Finalmente, após 4 anos todos os mandados são adquiridos; 48/48 = 100%. Uma questão crucial é quanto a empresa deve pagar para recomprar as ações não adquiridas. Lembre-se da regra básica? Todas as avaliações devem estar no preço de mercado. Nesse caso, no entanto, a prática fiscal permite que esse tipo de recompra seja feito pelo menor preço e custo de mercado (ou seja, o prêmio pago pelo empregado). Calcular o prêmio. Use Black-Scholes para calcular o prêmio. Veja a versão do Google Spreadsheet ou use o arquivo do Excel Black-Scholes. Prepare o Contrato de Garantia e os Termos de Garantia. Dado que tudo correu bem até agora, este passo será bastante simples. Basta pegar os documentos do Contrato de Garantia e Termos de Garantia e lê-los cuidadosamente antes de atualizar todos os parâmetros. Certifique-se de entender o que você está fazendo. Em caso de dúvida, fale com o seu consultor jurídico. Atualize o SHA. Mais adiante, quando é hora do empregado (esperançosamente) exercer os mandados e comprar ações, o funcionário deve aderir ao acordo de acionistas existente (SHA). Isso é acordado no contrato de autorização. Além disso, as partes do SHA existente devem permitir que o detentor da garantia entre no SHA. Isto é resolvido por uma cláusula no SHA, forçando as partes a aceitar os detentores de bônus para entrar no acordo. Certifique-se de que isso seja feito corretamente, solicitando ajuda a um consultor jurídico ou usando os Acionistas & # 8217; Modelo de acordo. Atualize o AoA. Verifique os seus artigos de associação (“AoA”, bolagsordning sueco) para verificar se você tem suficiente capital social não utilizado para cobrir novos mandados. Na AoA, o número permitido de ações e capital social são definidos. Certifique-se de que a emissão de novos bônus de subscrição não exceda o número máximo de ações ou o capital social. Em caso positivo, atualize o AoA (em uma reunião geral extraordinária) e registre-o no Escritório de Registro de Empresas Sueco (Bolagsverket).


Passo Dois & # 8211; Fale com o (s) empregado (s)


Pode parecer óbvio, mas é essencial envolver o funcionário no início desse processo. Depois de ler este guia, você pode entender como os mandados funcionam, mas não é tão simples assim! Certifique-se de que o funcionário entenda por que você deseja ter um programa de esquema de incentivo usando mandados e como ele funciona. Certifique-se de incluir:


Por que ter um programa de incentivo de longo prazo? Quais são os prós e contras? Por que usar warrants em vez de apenas distribuir equidade? Como funciona, do ponto de vista do empregado? Por que o empregado tem que pagar pelos mandados? O que acontece se a empresa não crescer como planejado? Empregado pode perder dinheiro! Warrants não são ações! Sem dividendos e sem direito a voto. O funcionário pode ter que iniciar uma empresa mais tarde para evitar impostos desnecessariamente altos.


Embora seja importante se comunicar com o funcionário, é importante não prometer nada cedo demais. A menos que você esteja realmente planejando implementar o esquema muito em breve, não prometa nada e não fale sobre a avaliação (já que ela pode aumentar antes da implementação, aumentando o prêmio para o funcionário).


Etapa Três e # 8211; Executar.


Faça uma reunião do conselho. Primeiro, o conselho deve fazer uma sugestão para os acionistas aprovarem um esquema de garantias, veja a Minuta da Reunião do Conselho (Proposta para a GM) e a Minuta da Reunião da Diretoria (Proposta para o GM), Apêndice 1. O Apêndice 2 é uma descrição dos principais eventos da empresa desde a última reunião geral. Pergunte ao seu auditor por ajuda. O Apêndice 1 também se refere aos Termos de Garantia. Todos os documentos mencionados podem ser baixados do StartupDocs. se. Segure o GM. Em seguida, uma assembleia geral (anual ou extraordinária) deve aprovar o esquema de garantias, veja Minutos da Assembléia Geral. Observe que ele se refere à proposta do conselho no Apêndice 1, portanto, certifique-se de anexá-lo. Ou o GM toma todas as decisões necessárias ou o GM concede ao conselho o mandato para implementar o esquema. Nos modelos StartupDocs. se, o GM dá um mandato ao conselho. O mandato deve ser registrado no Bolagsverket, ver a última versão do documento de registro no Bolagsverket (documento nº 824). Não se esqueça de pagar a taxa de inscrição. Warrants de emissão. Agora que o conselho tem autoridade para emitir mandados aos funcionários, é hora de implementar o esquema. Use as Atas da Reunião do Conselho (Execução) ao oferecer mandados aos funcionários. Certifique-se de anexar todos os três apêndices. O Apêndice 1 é o Termo de Garantia. O Apêndice 2 é o cálculo de Black-Scholes, incluindo o documento que motiva a avaliação da empresa, volatilidade e juros livres de risco. O Anexo 3 é o mesmo que no passo 1 acima. Este passo pode ser feito repetidamente, desde que não exceda o montante total dos warrants aprovados pela assembleia geral. Além disso, se qualquer um dos parâmetros do modelo Black-Scholes tiver mudado (cuidado com a avaliação), você terá que começar de novo. Assine a lista de assinaturas. Quando o conselho oferece garantias ao empregado, o empregado tem que assinar os mandados (ou seja, confirmar a compra dos mandados) assinando a lista de assinaturas. Se mais de um funcionário estiver assinando, ele poderá assinar a mesma lista de assinaturas ou listas separadas. Atualmente, a lista de assinaturas não é obrigatória, mas está incluída nos modelos StartupDocs. se, pois pode tornar o processo mais simples. Pagar por warrants. Após a assinatura, o empregado deve pagar o prêmio, de acordo com as instruções da empresa. Confirme a assinatura. O conselho tem que confirmar as assinaturas. Use Minutos da Reunião do Conselho (Confirmação). Distribua certificado. Quando a transação é confirmada, o presidente do conselho assina um Certificado de Garantia, que é dado ao empregado. Notifique o Bolagsverket. Você deve informar o Bolagsverket sobre o assunto, consultar o site da Bolagsverket para obter um modelo e pagar a taxa de registro. Eles precisam saber que você emitiu mandados, mas eles não se importam com quem.


Não se esqueça de manter os titulares de bônus em dia com o status da empresa. Por exemplo, se você, após dois anos, perceber que os mandados estarão embaixo d'água, talvez você deva conversar com o funcionário e discutir se faz sentido criar um novo esquema de justificação com base em novas condições.


Isso é muito bonito! Este guia não cobre como exercitar os bônus de subscrição e emitir novas ações. Há praticamente escrito sobre isso, por exemplo, no Bolagsverket. Além disso, ao considerar o exercício ou a transferência de um mandado, a legislação tributária sueca pode ser duvidosa. Sempre discuta a situação com um consultor financeiro bem a tempo.


Faça o download de documentos.


5 respostas ao & # 8220; O guia final para opções de ações em startups suecas & # 8221;


coisas boas. Isso é muito apreciado.


Oi! O site ainda é suportado? O campo de email está quebrado.


Tributação sueca das opções sobre ações em violação do direito da UE.


Veja alertas fiscais por.


Sumário executivo.


O Supremo Tribunal Administrativo Sueco (SAC) determinou que a tributação da Suécia de opções de ações para funcionários e programas de incentivo baseados em ações obtidos do trabalho no exterior viola os princípios da União Européia sobre liberdade de movimento. Os funcionários que tenham sido sujeitos a impostos incorretamente em prêmios de compartilhamento de funcionários na Suécia podem solicitar uma reavaliação de anos anteriores & rsquo; declarações fiscais e obter um reembolso de tais pagamentos. As candidaturas podem ser feitas para 2009 anos ou mais tarde, com o pedido de 2009 a ser entregue até 31 de dezembro de 2015.


Fundo.


Dois indivíduos (cidadãos de outro país da UE) participaram das opções de compra de ações de seu empregador e de programas de incentivo baseados em ações, em que os benefícios foram adquiridos durante um período de alguns anos. O trabalho foi realizado dentro e fora da UE durante o período de aquisição. Durante todo esse período, os indivíduos não eram residentes na Suécia. No entanto, os indivíduos residiam na Suécia quando as opções de ações foram exercidas e quando as ações foram adquiridas.


Argumentaram que a Suécia não deveria tributar os benefícios no que diz respeito aos compromissos da Suécia ao abrigo de tratados fiscais, e também alegou que o imposto sueco cobrado violava o direito europeu, dado que resultava num tratamento adverso dos cidadãos estrangeiros. A Agência Tributária Sueca argumentou que os indivíduos deveriam ser totalmente tributados na Suécia por esses benefícios com o direito de reclamar crédito por impostos pagos no exterior com a mesma renda.


O tribunal declarou que, se uma regra distingue as diferentes categorias de contribuintes de uma forma que muitas vezes prejudica os cidadãos de outro país da UE em comparação com os cidadãos suecos; isso é tipicamente considerado discriminação proibida. Se uma pessoa que mora na Suécia obtém rendimentos de outro país, a renda pode, sob certas condições, ser isenta de imposto, alegando a chamada regra de seis meses ou a regra de um ano, de acordo com a lei doméstica sueca. Devido aos indivíduos & rsquo; estatuto fiscal como não residentes suecos durante o período de aquisição, não podiam invocar a regra dos seis meses ou a regra de um ano. Portanto, nesta base, o tribunal estabeleceu que a tributação desses benefícios seria discriminatória e, portanto, proibida. Como resultado, concluiu o tribunal, a Suécia não pode tributar os benefícios auferidos por indivíduos devido ao trabalho fora da Suécia.


Próximos passos.


A decisão permite que os indivíduos busquem uma reavaliação de declarações fiscais anteriores, onde a renda devida ao trabalho no exterior foi tributada na Suécia. Em geral, a alíquota sueca é maior do que a de muitos outros países, o que pode resultar em uma oportunidade de recuperar o imposto sueco extra pago anteriormente. O pedido de reavaliação deve ser apresentado à Agência Fiscal Sueca antes do final do sexto ano após o ano fiscal em questão. Como tal, é possível fazer uma reclamação até 31 de dezembro de 2015, com prazos posteriores para os anos subsequentes.


Para obter informações adicionais com relação a este alerta, entre em contato com o seguinte:


Conecte-se conosco.


Fique conectado conosco através das mídias sociais, alertas por e-mail ou webcasts.


Contate-Nos.


Alertas fiscais relacionados


Veja nossos guias globais.


Próximos webcasts.


30 de setembro de 2014, 13:00 h Nova york.


Saber mais.


EY refere-se à organização global e pode referir-se a uma ou mais das firmas-membro da Ernst & amp; Young Global Limited, cada uma das quais é uma entidade legal separada. Ernst & amp; A Young Global Limited, uma empresa britânica limitada por garantia, não presta serviços a clientes.


Suécia - Imposto de Renda.


Tributação de executivos internacionais.


Conteúdo Relacionado.


Todas as informações contidas neste documento são resumidas pela KPMG AB, empresa membro sueca da KPMG International, com base em Inkomstskattelagen (1999: 1229), Lag (1998: 674) om inkomstgrundad ГҐlderspension, SocialförsГ¤kringslagen (1999: 799), Socialavgiftslagen (2000: 980), Lag (1984: 1052) ou seja, lançado em 2007 (1398) por Kommunal fastighetsavgift, Skattebetalningslagen (1997: 483), Lag (2007: 346) por skattereduktion fòr hushГҐllsarbete, Taxeringslagen (1990) : 324), Folkbokfõringslagen (1991: 481), Lag (2001: 1227) om sjãlvdeklarationer och kontrolluppgifter.


Declarações de impostos e conformidade.


Quando as devoluções são devidas? Ou seja, qual é a data de vencimento da declaração de imposto?


As declarações de imposto individuais devem ser entregues até 2 de maio do ano seguinte ao ano de rendimento (ano civil).


O ano fiscal termina em 31 de dezembro.


Quais são os requisitos de conformidade para declarações fiscais na Suécia?


Residentes e não residentes.


Residentes de ano inteiro e de meio período na Suécia apresentam declarações fiscais gerais. Formulários de declaração de imposto podem ser parcialmente pré-impressos com base em declarações de renda emitidas por empregadores, bancos, etc. Se um cônjuge ou filho tiver renda, eles devem apresentar seu próprio retorno (não existem retornos conjuntos).


A agência tributária emite avisos finais de autuações de junho a dezembro no ano seguinte ao ano de renda. Quando o imposto retido excede o imposto de renda final, qualquer excesso é reembolsado quando a avaliação final é emitida. Caso contrário, se o imposto retido ficar aquém do imposto final, o resíduo deverá ser pago no prazo de três meses após a emissão da avaliação final.


Os juros são pagos sobre os impostos não pagos a partir de 13 de fevereiro do ano seguinte ao ano da renda para impostos não pagos que excedam 30.000 coroas suecas e, a partir do início de maio, para todos os impostos não pagos.


Os não residentes com apenas rendimentos de emprego originários da Suécia não são normalmente obrigados a apresentar uma declaração fiscal.


Quais são as taxas atuais de imposto de renda para residentes e não residentes na Suécia?


O rendimento do emprego para não residentes é tributado a uma taxa fixa de 25%. O rendimento dos investimentos está sujeito a uma taxa fixa de imposto de 30%.


Rendimentos de emprego para residentes e rendimentos de negócios estão sujeitos a imposto de renda municipal e imposto de renda nacional. O imposto de renda municipal é cobrado em um valor que varia de um município para outro e pode ser ajustado anualmente. A taxa média atual é de 32,12%. O imposto nacional sobre o rendimento do trabalho é cobrado à taxa de 20% sobre a parte do rendimento auferido entre SEK 455.300 e SEK 662.300. A taxa é de 25% sobre a parcela da renda recebida que exceda SEK 662.300.


Tabela do imposto de renda dos residentes para 2018 - renda do emprego e renda de negócio.


Imposto Municipal de Renda sobre Ganhos e Rendimentos Empresariais.


Cobrado com 32,12% (taxa média) sobre o total do lucro tributável.


Imposto de Renda Nacional sobre Ganhos de Renda e Rendimentos Empresariais.


A taxa marginal máxima sobre o rendimento auferido é de aproximadamente 61% na prática.


Subsídio Pessoal de Rendimento.


Residentes de Ano Inteiro.


Os residentes da parte do ano recebem uma parcela rateada do subsídio mínimo anual de SEK 13,400.


Crédito fiscal pessoal para pessoas no trabalho (auxílio-desemprego)


O cálculo de exemplo acima está assumindo uma taxa de imposto municipal de 32,12% (taxa média para 2018) e que o contribuinte é residente fiscal na Suécia durante todo o ano de 2018.


Tabela de imposto de renda para 2018 - Receita de investimento.


Não residentes.


Tabela de imposto de renda para 2018 - renda de emprego.


Tabela de imposto de renda para 2018 - Renda empresarial.


Imposto Municipal de Renda sobre o rendimento das empresas no total do rendimento tributável. Incluído com 25 por cento no total do rendimento tributável.


Imposto de Renda Nacional sobre o rendimento das empresas.


Tabela de imposto de renda para 2018 - Receita de investimento.


Regras de Residência.


Para fins de tributação, como um indivíduo é definido como residente da Suécia?


Um indivíduo é considerado residente na Suécia para fins fiscais, se uma das três condições a seguir for atendida:


O indivíduo tem seu lar real e morando na Suécia. O indivíduo permanece na Suécia durante um longo período de tempo (permanência permanente) e apenas com interrupções ocasionais.


Para ser considerado para permanecer na Suécia durante um longo período de tempo, o indivíduo deve ter permanecido na Suécia continuamente durante seis meses. A prática da Agência Tributária, baseada na jurisprudência, sugere que dois dias por semana, em média, com pernoites durante um período de seis meses, poderia provocar a residência fiscal sueca. O empregado é sujeito a imposto ilimitado desde o primeiro dia na Suécia, se tiver permanecido na Suécia durante um longo período de tempo.


tem ligações essenciais com a Suécia (e tem sido um residente anterior na Suécia).


Um residente anterior na Suécia é considerado como tendo laços essenciais com a Suécia durante cinco anos após a partida, se ele não provar que não tem qualquer ligação com a Suécia. Manter uma casa na Suécia é um forte fator a ser considerado como tendo conexões essenciais com a Suécia.


Ao decidir se um indivíduo é residente ou não residente, todos os dias contam como um dia na Suécia; dias úteis, dias não úteis e dias de viagem, desde que permaneçam na Suécia durante qualquer parte desse dia.


Existe uma regra de número mínimo de dias quando se trata de data de início e término da residência? Por exemplo, um contribuinte não pode voltar para o país anfitrião por mais de 10 dias após o término de sua designação e repatria-lo.


Não há regra de número mínimo de dias.


E se o responsável entrar no país antes de começar a tarefa?


O status de residência será baseado na data de chegada.


Rescisão de residência.


Existe algum requisito de cumprimento de impostos ao sair da Suécia?


O indivíduo deve apresentar um pedido de mudança para o exterior com a agência tributária sueca no momento da partida.


Não há taxação de saída. No entanto, para qualquer remuneração recebida após a partida, mas para o trabalho realizado na Suécia, os impostos suecos são devidos, seja sob taxas de imposto progressivas normais (para residentes fiscais) ou taxas fixas de 25% (para residentes não tributários).


Por favor, observe também que a Suécia irá obter prêmios de ações a partir da data de outorga até a data de aquisição. No entanto, o tratado fiscal aplicável deve ser analisado a partir de uma perspectiva de fornecimento.


Além disso, deve-se observar que a tributação é acionada se um indivíduo adiou a tributação de ganhos de capital sobre ações quando uma empresa compradora ou cooperativa oferece ações em troca de ações vendidas em vez de dinheiro.


Um indivíduo que é considerado não residente na Suécia após a partida pode estar sujeito à tributação sobre ganhos de capital em ações e outros títulos. Se a alienação for feita durante dez anos após a saída da Suécia, desde que as ações / valores mobiliários tenham sido adquiridos enquanto o indivíduo residisse na Suécia, o ganho de capital estará sujeito a tributação, desde que o tratado fiscal entre os países não seja aplicado. dizer o contrário.


E se o destinatário voltar para uma viagem após o término da residência?


Normalmente, a residência não será prolongada. No entanto, deve-se notar que a residência ainda pode ser válida se puder ser concluída a partir das circunstâncias que o cessionário ainda reside na Suécia. A agência fiscal pode decidir o acima em um estudo caso a caso.


Comunicação entre as autoridades de imigração e tributação.


As autoridades de imigração da Suécia fornecem informações às autoridades tributárias locais sobre quando uma pessoa entra ou sai da Suécia?


Requisitos de arquivamento.


Um cessionário terá um requerimento de arquivamento no país anfitrião depois de deixar o país e repatriar?


Um cessionário é obrigado a apresentar uma declaração de imposto sueco no ano seguinte ao repatriamento da renda derivada da Suécia, enquanto residente aqui. Os pagamentos feitos após o repatriamento, mas imputáveis ​​ao trabalho realizado na Suécia, são tributados sob o imposto de renda especial para não residentes a uma taxa fixa de 25%, em vez da taxa progressiva (assumindo a não residência após a repatriação).


O cessionário deve, ao repatriar, cancelar o registro do registro nacional.


Abordagem Econômica do Empregador.


As autoridades fiscais da Suécia adotam a abordagem empregadora econômica para interpretar o artigo 15 do tratado da OCDE? Em caso negativo, as autoridades fiscais da Suécia estão considerando a adoção dessa interpretação do empregador econômico no futuro?


Não. Observe que, a partir de janeiro de 2018, uma proposta para introduzir o conceito de empregador econômico a partir de janeiro de 2019 está em discussão, mas ainda não foi apresentada em sua forma final.


De minimus número de dias.


Há um número mínimo de dias antes de as autoridades fiscais locais aplicarem a abordagem do empregador econômico? Se sim, qual é o número de dias de minimus?


Tipos de compensação tributável.


Quais categorias estão sujeitas ao imposto de renda em situações gerais?


A regra geral é que todas as remunerações e benefícios, em dinheiro ou em espécie, em relação a um emprego ou cessão temporária constituem lucro tributável. Itens típicos de um pacote de compensação de expatriados são tratados como tributáveis ​​da seguinte forma:


A remuneração recebida isenta de impostos será acrescida para fins de imposto de renda a um salário bruto antes dos impostos.


reembolso de mensalidades escolares subsídios de férias por custo de vida e por licença de residência Os prémios de expatriação por trabalharem na Suécia O benefício do alojamento gratuito em instalações do empregador seria avaliado pelo valor de mercado.


No caso de acomodações alugadas pelo empregador, o valor do benefício provavelmente seria igual ao aluguel pago pelo empregador. Quando o empregador reembolsa a renda paga pelo empregado a ele / ela, o valor total da renda constitui renda tributável do empregado. Os dois últimos casos também se aplicam onde os aluguéis (mais altos) são pagos pelo alojamento mobiliado.


As disposições sobre a avaliação do benefício tributável de um carro da empresa são complexas. Os carros da empresa são tributados em valores padrão, com base em um determinado preço de lista. O benefício do combustível livre é tributado separadamente do carro da empresa.


a provisão de facilidades de descanso e relaxamento, ou as contribuições pagas ao empregado e / ou sua família para tais propósitos, constituem lucro tributável. Empréstimos a juros baixos a empregados e opções de ações financiadas pelo empregador adquiridas abaixo do valor de mercado são geralmente tributáveis ​​como emprego. renda.


As contribuições do empregador para um plano de pensão estrangeiro podem, sob certas condições, constituir lucro tributável, a menos que a aprovação correspondente seja concedida ou o plano seja qualificado como qualificado para o imposto de renda na Suécia ou uma isenção de impostos decorra das disposições do tratado tributário.


As opções de acções para empregados, tal como definidas para fins de imposto sueco, são geralmente tributadas no exercício.


O valor tributável é determinado como o valor justo de mercado das ações subjacentes no momento do exercício, menos o preço de exercício das opções e quaisquer prêmios pagos pelo empregado.


De acordo com as leis fiscais suecas, a compensação é tributável quando disponível para o empregado (à disposição do empregado), mesmo que seja paga posteriormente.


Quando a remuneração se torna disponível ao trabalhador após a sua partida da Suécia (quando se tornou um não residente da Suécia), essa remuneração seria tributável se se referisse a serviços anteriormente realizados na Suécia. No entanto, o rendimento será, neste caso, tributado à taxa de não residentes de 25%.


Rendimento isento de impostos.


Existem áreas de renda que estão isentas de impostos na Suécia? Em caso afirmativo, forneça uma definição geral dessas áreas.


Os benefícios típicos de isenção de impostos incluem os seguintes itens.


Reembolso de despesas de mudança.


Despesas em movimento, incluindo o transporte do empregado e sua família, quando o movimento é induzido por uma mudança no local de trabalho.


Atendimento médico privado.


O atendimento médico privado gratuito está isento de impostos. No entanto, as taxas de tratamento dos pacientes dentro do sistema médico financiado pelo governo serão tributadas se reembolsadas pelo empregador.


O limite máximo do subsídio de doença será aumentado de sete vezes e meia para oito vezes o montante base de preços a partir de 1 de julho de 2018.


Plano de garantia de vida em grupo.


Contribuições normais para um plano de garantia de vida em grupo.


Concessões de expatriados.


Existem concessões feitas para expatriados na Suécia?


O conteúdo das regras, as condições para sua aplicação e as categorias de pessoal que podem se qualificar são resumidas abaixo.


25 por cento da remuneração bruta está isenta de imposto de renda. A isenção também cobrirá o reembolso de despesas de mudança, licença de residência (duas vezes por ano para o empregado e membros da família) e certas taxas escolares para a escola obrigatória de nove anos e para o ensino secundário. A segurança social não é cobrada sobre montantes isentos de impostos. Regras a aplicar nos primeiros três anos da estada temporária na Suécia.


Condições


O empregado não deve ser um cidadão sueco. O empregado não deve ter sido residente nem ter sua morada habitual na Suécia em nenhum momento durante os cinco anos civis anteriores ao ano em que a designação temporária foi iniciada. É necessário que a designação temporária tenha a intenção de não durar mais de cinco anos. O empregador deve residir na Suécia ou ser uma empresa estrangeira com um estabelecimento permanente na Suécia. A autoridade que concede a isenção, Forskarskatten¤mnden, decidirá se o empregado atende aos requisitos necessários. A decisão pode ser apelada. Um pedido deve ser apresentado no prazo de três meses após o início da atribuição.


Categorias de pessoal.


Qualificação com base no nível de rendimento do emprego.


Desde que as condições acima sejam atendidas, um expatriado com um nível de renda de emprego superior a SEK 89.400 (2017) automaticamente se qualifica para o alívio. No entanto, um pedido ainda terá que ser apresentado no prazo de três meses após o início da atribuição.


Se o requisito de nível de renda de emprego não for atendido, a isenção ainda poderá ser aplicada para as seguintes categorias de pessoal:


Especialistas e especialistas com uma especialização não disponível ou difícil de encontrar na Suécia (como especialistas técnicos). Os cientistas empregados na indústria, bem como qualquer instituto de pesquisa com uma especialização não disponível ou difícil de encontrar na Suécia. Executivos e outros funcionários importantes (como diretores, gerentes seniores e especialistas de alto nível em diferentes áreas, como administração, logística, marketing e TI).


Salário ganho por trabalhar no exterior.


O salário ganho com o trabalho no exterior é tributado na Suécia? Se sim, como?


Nos termos do direito interno, os rendimentos auferidos a nível mundial por um residente fiscal são tributados na Suécia.


Quando um residente da Suécia exerce trabalho no estrangeiro como empregado, qualquer remuneração recebida em relação a esse trabalho pode ser isenta do imposto sobre o rendimento sueco, sob uma das seguintes condições:


O emprego e a permanência no exterior duram seis meses ou mais e a renda é tributada no país onde o trabalho é realizado. O emprego e a permanência duram por um ano ou mais em um país. Nesse caso, a renda não precisa ser tributada no país em que a obra é executada, mas deve haver uma razão legítima para a não tributação, exceto que a renda é isenta ao abrigo de um tratado tributário.


Além disso, a isenção só será concedida quando as visitas à Suécia não excederem, em média, seis dias por mês ou, no total, 72 dias durante um período de 12 meses. As regras podem, no entanto, ser aplicadas se a estadia no exterior tiver que ser interrompida por causa de guerra, terremoto e circunstâncias similares ou devido a doença do funcionário ou de um membro de sua família. As regras implicam isenção total, ou seja, a receita isenta não é levada em consideração para o progresso das alíquotas individuais.


Tributação de rendimentos de investimento e ganhos de capital.


Os rendimentos de investimento e os ganhos de capital são tributados na Suécia? Se sim, como?


Receitas de investimentos incluem dividendos, juros, ganhos de capital e receita de aluguel de residências privadas. Este tipo de renda está sujeito a imposto a uma taxa fixa de 30%.


Dividendos, juros e receita de aluguel.


Os dividendos são geralmente tributáveis ​​como receita de investimento a uma taxa fixa de 30%. No entanto, parte dos dividendos de empresas de capital fechado pode ser tributada como receita de emprego nas mãos de um acionista que trabalhe ativamente ou que tenha trabalhado ativamente para a empresa em um grau significativo durante os últimos cinco anos.


Os juros são tributados como receita de investimento a uma taxa fixa de 30%.


Rendimentos de arrendamento de bens imóveis, como uma habitação privada, são tributados como rendimento de investimento a uma taxa fixa de 30%. Uma dedução padrão de SEK 40.000, mais 20% da receita bruta de locação, é permitida. Se o objeto de aluguel for um flat, a dedução de 20% não se aplica. Em vez disso, outras deduções estão disponíveis. Outros rendimentos de renda de bens imóveis, isto é, não de habitações privadas, são tributados como rendimento de negócios e, portanto, com uma taxa de imposto progressiva comum.


Se a propriedade ou apartamento for liberado para o empregador do proprietário ou para sua própria empresa, as deduções acima não se aplicam. Em vez disso, é permitida uma dedução razoável que é normalmente consideravelmente menor do que as deduções acima.


Ganhos de exercícios de opção de ações.


Observe que isso se refere apenas às opções de ações para funcionários.


Ganhos e perdas cambiais.


Independentemente de o ganho ser acumulado por uma atividade comercial ou não, os ganhos cambiais são considerados uma receita tributável na Suécia. Um ganho cambial é tributável como receita de investimento a uma taxa fixa de 30%.


Se os pagamentos forem recebidos devido a uma venda de ativos em uma moeda estrangeira e o dinheiro for trocado dentro de 30 dias, a taxa de câmbio no dia da troca será aplicada ao calcular o ganho / perda.


Ganhos e perdas na residência principal.


22/30 dos ganhos residenciais principais são tributados a uma taxa fixa de 30%. A tributação pode ser diferida se uma casa substituta for comprada dentro da UE e se determinados critérios forem cumpridos. O imposto de 0,5% do ganho diferido é cobrado anualmente.


Além disso, sob as regras gerais para perdas de capital, para perdas líquidas de capital que não excedam 100.000 coroas suecas, o contribuinte tem direito a um benefício fiscal equivalente a 30% da perda. Qualquer parcela da perda que exceda 100.000 coroas suecas dará direito ao contribuinte a um benefício fiscal de 21%. O crédito fiscal pode ser usado para compensar o imposto de renda nacional e municipal e a taxa municipal de bens imóveis.


Por favor, note que a Suécia também tributa ganhos em propriedades localizadas fora da Suécia se o indivíduo for residente fiscal na Suécia no momento da assinatura do contrato de venda.


Perdas de capital.


As perdas de capital podem ser compensadas com ganhos de capital. Dependendo do tipo de ganho / perda, o ganho / perda pode ser rateado. Por favor, veja também acima os valores dedutíveis.


Itens de uso pessoal.


Em propriedade usada pelo próprio contribuinte para fins particulares, os ganhos são incluídos no rendimento de investimento tributável apenas na medida em que o ganho exceda SEK 50.000 por ano. Perdas em tais ativos não são dedutíveis.


Não há imposto sobre doações.


Impostos adicionais sobre ganhos de capital (CGT) e exceções.


Existem problemas adicionais de imposto sobre ganhos de capital (CGT) na Suécia? Se sim, por favor discuta.


Há exceções de imposto sobre ganhos de capital na Suécia? Se sim, por favor discuta.


Ativos pré-CGT.


Não aplicável. Por favor, veja acima em Itens de Uso Pessoal.


Descarte e aquisição estimados.


Deduções gerais da renda.


Quais são as deduções gerais do rendimento permitido na Suécia?


Em relação à renda do trabalho, os itens permitidos incluem despesas de viagem entre casa e escritório, na medida em que tais despesas excedam SEK 11.000 e certos critérios sejam atendidos. Aumento do custo de vida durante viagens de negócios, atribuições temporárias fora de casa e outras despesas necessárias relacionadas ao emprego são permitidas para deduções sujeitas a certas restrições.


Para 2017, é concedido ao contribuinte residente um subsídio pessoal relacionado com o rendimento que varia entre SEK 13,400 e SEK 35,100. Para residentes de meio período, um subsídio de 13,4 mil SEK é concedido proporcionalmente.


Pensão alimentícia paga a um cônjuge divorciado é dedutível se a responsabilidade é estabelecida através de um acordo por escrito ou por uma ordem judicial. Pensão alimentícia recebida constitui renda tributável. A manutenção paga a crianças não é dedutível.


Os juros não atribuíveis a uma atividade empresarial são totalmente dedutíveis contra a receita de investimento. Quando o rendimento do investimento totaliza uma perda não superior a 100.000 coroas suecas, o contribuinte tem direito a uma redução fiscal igual a 30 por cento da perda. Qualquer parcela da perda que exceda 100.000 coroas suecas dará direito ao contribuinte a um benefício fiscal de 21%. O crédito fiscal pode ser usado para compensar o imposto de renda nacional e municipal e a taxa municipal de bens imóveis. Qualquer excesso / perda não pode ser transportado.


Métodos de reembolso de impostos.


Quais são os métodos de reembolso de impostos geralmente usados ​​pelos empregadores na Suécia?


O seguinte é o método normal de reconhecer reembolsos de impostos pagos pelo empregador:


ano atual bruto-up rollover de um ano pode ser usado sob certas condições.


Alívio para impostos estrangeiros.


Existe algum alívio para os impostos estrangeiros na Suécia? Por exemplo, um sistema de crédito fiscal estrangeiro (FTC), tratados de dupla tributação e assim por diante?


A dupla tributação internacional é evitada ou aliviada de três maneiras diferentes:


dedução do imposto de renda estrangeiro pago crédito de imposto de renda estrangeiro contra a isenção de imposto de renda sueco (aplicável somente em relação a rendimentos de emprego no exterior).


As regras aplicam-se apenas aos residentes da Suécia.


A Suécia tem uma extensa rede de tratados fiscais cobrindo imposto de renda. A Suécia geralmente aplica o crédito fiscal para benefícios fiscais estrangeiros.


Cálculo de estimativas / pagamentos antecipados / retenção na fonte.


Como as estimativas / pagamentos antecipados / retenção de impostos são tratados na Suécia? Por exemplo, Pay-As-You-Earn (PAYE), Pay-As-You-Go (PAYG) e assim por diante.


Os empregadores residentes são obrigados a reter imposto de renda de salários, salários e outras remunerações, normalmente de acordo com as tabelas determinadas pela Agência Tributária. A retenção é baseada em uma conta de imposto (uma conta de imposto A) emitida automaticamente pela agência fiscal, informando qual tabela de impostos deve ser usada ao computar a retenção. Um empregado pode solicitar uma conta de imposto ajustada com base no lucro tributável estimado, como, no caso de despesas com juros, altas perdas dedutíveis ou pagamentos de pensão alimentícia a um cônjuge divorciado. Os empregadores não residentes sem estabelecimento permanente na Suécia não estão geralmente sujeitos ao requisito de retenção na fonte. Em vez disso, o empregado pode solicitar uma nota fiscal especial A e efetuar pagamentos de impostos estimados mensalmente.


Para as empresas com um volume de negócios sujeito a IVA inferior a 40 milhões de coroas suecas, a declaração de arrecadação de impostos deve ser apresentada o mais tardar no dia 12 do mês seguinte ao mês da retenção. O imposto retido é devido à agência fiscal até o dia 12 do mês seguinte ao mês de retenção (em janeiro e agosto, dia 17). Para as empresas com um volume de negócios sujeito a IVA superior a 40 milhões de coroas suecas, a declaração de arrecadação de impostos deve ser apresentada até ao dia 26 do mês seguinte ao mês de retenção (em 27 de dezembro). O imposto retido é devido à agência fiscal até o dia 12 do mês seguinte ao mês de retenção (em 17 de janeiro).


A partir de 1º de julho de 2018, certas categorias de empregadores (principalmente a indústria da construção civil), e com mais de 15 funcionários, têm que apresentar uma declaração de renda para cada indivíduo mensalmente. Para todos os outros empregadores, esta nova disposição será aplicada a partir de 1º de janeiro de 2019.


Quando são estimadas / pré-pagas / retenção de imposto devido na Suécia? Por exemplo: mensalmente, anualmente, ambos e assim por diante.


Os juros são pagos sobre os impostos não pagos (diferença entre o imposto preliminar e os impostos finais) a partir de 13 de fevereiro do ano seguinte ao ano fiscal para impostos superiores a 30.000 SEK e a partir do início de maio para impostos abaixo de SEK 30.000.


Créditos tributários gerais.


Quais são os créditos fiscais gerais que podem ser reivindicados na Suécia? Por favor, liste abaixo.


As contribuições previdenciárias dos empregados são integralmente creditadas contra o imposto de renda.


Uma redução de imposto pode ser solicitada para custos relacionados a serviços domésticos. Existem dois tipos de serviços diferentes, ROT-avdrag (dedução de impostos para serviços domésticos em reparação, renovação e manutenção de casas) e RUT-avdrag (dedução de impostos para serviços domésticos). A redução de impostos equivale a 50% do custo de mão-de-obra do serviço doméstico. A redução é limitada a SEK 50.000 por pessoa e por ano para RUT e ROT juntos.


Exemplo de cálculo de imposto


Este cálculo pressupõe que um contribuinte casado reside na Suécia com dois filhos cujo trabalho de três anos começa em 1 de janeiro de 2018 e termina em 31 de dezembro de 2020. O salário-base do contribuinte é de USD 100.000 e o cálculo cobre três anos.


Taxa de câmbio utilizada para o cálculo: USD 1,00 = SEK 8,00.


Outras suposições.


Todos os rendimentos auferidos são atribuíveis a fontes locais. Os bônus são pagos no final de cada ano fiscal e se acumulam de maneira uniforme ao longo do ano. Receita de juros não é remetida para a Suécia. Movendo as despesas pagas pelo empregador, não pelo empregado. O carro da empresa é usado para fins comerciais e particulares e originalmente custava US $ 50.000. Valor tributável padrão com base no custo: US $ 7.287,50 a uma determinada taxa de câmbio. O empregado é considerado residente durante todo o trabalho. Tratados fiscais e acordos de totalização são ignorados para o propósito deste cálculo. Taxas de imposto de 2018 e bandas de imposto usadas para o cálculo de 2019.


Cálculo do lucro tributável.


Cálculo do passivo fiscal.


Ativos Financeiros Externos.


Existe um requisito para declarar / relatar ativos no exterior (por exemplo, contas financeiras estrangeiras, títulos) para as autoridades fiscais ou bancárias do país?


Não. No entanto, a renda dos ativos offshore deve ser declarada na Suécia.


© 2018 KPMG AB, uma corporação sueca e uma firma-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes afiliadas à KPMG International, uma cooperativa suíça. Todos os direitos reservados.


Conecte-se conosco.


Encontre locais de escritórios kpmg. findOfficeLocations Envie-nos um e-mail kpmg. emailUs Social media @ KPMG kpmg. socialMedia.


Solicitação de Proposta.


Salvar, curar e compartilhar.


Salve o que ressoa, selecione uma biblioteca de informações e compartilhe conteúdo com sua rede de contatos.


Você é um membro desde.


© 2018 KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Firmas-membro da rede KPMG de empresas independentes são afiliadas da KPMG International. A KPMG International não oferece serviços ao cliente. Nenhuma firma-membro tem autoridade para obrigar ou vincular a KPMG International ou qualquer outra firma-membro em relação a terceiros, nem a KPMG International possui tal autoridade para obrigar ou vincular qualquer firma-membro. Todos os direitos reservados.


Guia Global de Impostos.


Para Indivíduos Com Compensação De Ações.


Este guia explica a tributação da compensação de ações em 42 países, incluindo as regras sobre imposto de renda, impostos sociais, imposto sobre ganhos de capital, fonte de renda, residência fiscal, imposto de saída e relatório de ativos.


Para fornecer mais recursos, o guia de cada país se conecta ao site da agência tributária nacional e, quando aplicável, ao tratado tributário do país com os Estados Unidos. Os perfis dos países são rotineiramente revisados ​​e atualizados conforme necessário. No final de cada um, o mês da atualização mais recente é fornecido. Não é incomum que as regras tributárias de um país sobre remuneração de ações permaneçam inalteradas por vários anos, de modo que, em alguns países, nenhuma atualização é necessária por longos períodos.


Além da cobertura específica do país neste guia, consulte também uma série de artigos relacionados e uma FAQ sobre tributação internacional em geral para funcionários móveis. Outra FAQ apresenta dados de pesquisas sobre planos de ações fora dos Estados Unidos. Uma FAQ diferente explica os programas de equalização fiscal através dos quais algumas empresas pagam o imposto estrangeiro de empregados em missões internacionais.


Departamento Jurídico, Entegris.


A taxação da remuneração de ações para funcionários móveis pode ser especialmente complexa, especialmente quando eles trabalham em dois ou mais países durante o período de aquisição de prêmios de capital. Em uma pesquisa com empresas multinacionais, 67% dos entrevistados relataram que os funcionários não têm um bom entendimento de como se beneficiar da compensação de capital fora dos Estados Unidos (Pesquisa Global de Incentivos em 2015 da PricewaterhouseCoopers e do NASPP). Nosso Global Tax Guide é um valioso ponto de partida tanto para os participantes do plano de ações quanto para os profissionais de planos de ações que precisam saber sobre a tributação da compensação de ações nos países cobertos.


Procure aconselhamento profissional em situações específicas.


Este guia pode ser um ponto de partida útil e uma ferramenta de pesquisa, fornecendo um quadro geral de referência sobre as leis fiscais em cada país coberto. No entanto, você deve contatar contadores, profissionais de impostos, advogados e / ou departamentos de recursos humanos para aconselhamento sobre situações específicas.


O conteúdo do Global Tax Guide não deve ser interpretado como aconselhamento jurídico, fiscal ou de planejamento financeiro sobre quaisquer fatos ou circunstâncias específicos.


Tributação de Opções de Ações de Empregados.


Opções de incentivo e não qualificadas são tributadas de maneira diferente.


Existem dois tipos de opções de ações para funcionários, opções de ações não qualificadas (NQs) e opções de ações de incentivo (ISOs). Cada um deles é taxado de forma bem diferente. Ambos estão cobertos abaixo.


Tributação de opções de ações não qualificadas.


Quando você exerce opções de ações não qualificadas, a diferença entre o preço de mercado da ação e o preço de concessão (chamado de spread) é contabilizada como receita de ganho ordinário, mesmo que você exerça suas opções e continue a manter a ação.


A renda obtida está sujeita a impostos sobre a folha de pagamento (Previdência Social e Medicare), bem como impostos sobre a renda, de acordo com a alíquota aplicável.


Você paga dois tipos de impostos sobre a folha de pagamento:


OASDI ou Previdência Social - que é de 6,2% sobre os ganhos até a base de benefícios da Previdência Social que é de $ 118.500 em 2015 HI ou Medicare - que é de 1,45% sobre todos os rendimentos auferidos mesmo que excedam a base de benefícios.


Se o seu rendimento ganho para o ano já exceder a base de benefícios do que os seus impostos sobre os salários em relação ao ganho do exercício de suas opções de ações não qualificadas, serão apenas 1,45% atribuíveis ao Medicare.


Se o seu rendimento acumulado no ano já não exceder a base de benefícios do que quando você exerce opções de ações não qualificadas, você pagará um total de 7,65% sobre os ganhos até que sua renda recebida atinja a base de benefícios de 1,45%. ganhos sobre a base de benefícios.


Você não deve exercer as opções de ações para funcionários estritamente com base em decisões fiscais.


No entanto, tenha em mente que, se você exercer opções de ações não qualificadas em um ano em que não possui outras receitas, pagará mais impostos sobre salários do que os que pagaria se os exercesse em um ano em que tenha outras fontes de renda já excedem a base de benefícios.


Além dos impostos sobre a folha de pagamento, todas as receitas do spread estão sujeitas ao imposto de renda comum.


Se você mantiver o estoque após o exercício, e ganhos adicionais além do spread forem alcançados, os ganhos adicionais são tributados como um ganho de capital (ou como uma perda de capital se o estoque cair). No Guia Fiscal para investidores da Fairmark, você pode encontrar detalhes adicionais sobre impostos que se aplicam quando você exerce opções de ações não qualificadas.


Tributação de opções de ações de incentivo.


Ao contrário das opções de ações não qualificadas, o ganho em opções de ações de incentivo não está sujeito a impostos sobre a folha de pagamento. No entanto, está, obviamente, sujeito a imposto e é um item de preferência para o cálculo AMT (imposto mínimo alternativo).


Quando você exerce uma opção de ações de incentivo, existem algumas possibilidades fiscais diferentes:


Você exerce as opções de ações de incentivo e vende as ações dentro do mesmo ano civil. Nesse caso, você paga imposto sobre a diferença entre o preço de mercado na venda e o preço de concessão na sua taxa de imposto de renda comum.


Regras fiscais podem ser complexas. Um bom profissional de impostos e / ou planejador financeiro pode ajudá-lo a estimar os impostos, mostrar quanto você terá após o pagamento de todos os impostos e fornecer orientações sobre como acelerar o exercício de suas opções para pagar o menor imposto possível .


Vamos guiá-lo pelas decisões mais críticas sobre aposentadoria, desde quando começar a tomar o Seguro Social até onde gastar a aposentadoria do seu sonho.


Um cabeçalho claro e arrojado.


O imposto é importante para o blog tributário da Suécia.


O imposto é importante para o blog tributário da Suécia.


A tributação sueca das opções de ações de funcionários e esquemas de ações obtidos no exterior está em conflito com a legislação da UE.


Em duas decisões antecipadas, o Supremo Tribunal Administrativo estabeleceu que a tributação dos cidadãos da UE por benefícios sob a forma de opções de acções para empregados e de acções geradas no estrangeiro constitui uma violação da livre circulação de trabalhadores na UE.


Nas edições anteriores do Tax Matters, descrevemos duas decisões antecipadas em que cidadãos de outros países da UE obtiveram benefícios sob esquemas de incentivo enquanto trabalhavam no exterior. Os funcionários se mudam para a Suécia, passam a residir aqui para fins fiscais e, em seguida, exercem suas opções de ações ou recebem ações. Eles não podem invocar a regra de seis meses ou de um ano para isenção fiscal na Suécia, pois incorreram em status de responsabilidade fiscal limitada antes de se mudarem para a Suécia.


O Supremo Tribunal Administrativo fez uma comparação com a situação de uma pessoa que é residente na Suécia, tem emprego no estrangeiro por um período de tempo e depois regressa à Suécia. Neste caso, a pessoa geralmente permanece residente na Suécia para fins fiscais durante seu período de trabalho no exterior. Os benefícios ganhos no exterior são, então, isentos de impostos sob a regra de seis meses ou um ano.


O tribunal considera que esta diferença de tratamento em termos usuais pode ser considerada prejudicial para os cidadãos estrangeiros. Essa tributação constituiria uma forma injustificável de discriminação negativa e, por conseguinte, proibida pelo Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. Os benefícios obtidos no exterior não devem, portanto, ser tributados na Suécia.


A decisão é um esclarecimento bem-vindo.


Na nossa opinião, o mesmo se aplica também a outros rendimentos do emprego, como os prémios obtidos no estrangeiro, que um cidadão da UE recebe apenas depois de se mudar para a Suécia e de se tornar residente fiscal aqui.


Pode ser aconselhável que os empregados e os seus empregadores verifiquem se os rendimentos estrangeiros auferidos durante os anos de 2009 a 2015 foram tributados em violação do direito da UE. Um pedido de revisão a respeito do ano de renda de 2009 deve ser recebido pela Agência Tributária até 31 de dezembro de 2015.


Compartilhe o artigo:


Kristian Gustavson.


+46 10 213 33 90.


Receba as últimas notícias diretamente na sua caixa de entrada.


Áreas de interesse.


Sobre assuntos fiscais.


Como consultores fiscais líderes de mercado, estamos sempre adquirindo novos insights sobre a tributação de todo o mundo, e queremos usar o Tax Matters para transmitir nosso conhecimento e experiência para você.


Se você já é um dos nossos clientes ou apenas tem um interesse geral em monitorar os desenvolvimentos em relação aos impostos, queremos que o Tax Matters lhe apresente os fatos, o conhecimento e a experiência que temos, tornando as coisas mais fáceis e simples para você.


Artigos Mais Recentes.


Contate-Nos.


Podemos ajudá-lo com suas dúvidas fiscais?


Por favor, nos dê um anel ou envie um e-mail.


© 2013-2018 PwC. Todos os direitos reservados. PwC refere-se à rede PwC e / ou a uma ou mais de suas firmas-membro, cada uma das quais é uma entidade legal separada.

No comments:

Post a Comment